- Postado em: 09/09/2022
A 10ª Cimeira dos Chefes de Estado e Governo da Organização de Estados de África, Caraíbas e Pacífico (OEACP) terá lugar em Angola. Com arranque previsto a 06 de Dezembro, o certame vai decorrer em Luanda até 10 de Dezembro.
O evento vai decorrer sob o tema "Três Continentes, Três Oceanos, Um Destino Comum: Construindo uma OEACP Resiliente e Sustentável".
Segundo a Angop, esta Quinta-feira, na 950º reunião do Comité de Embaixadores, procedeu-se ao endossamento do site e logo do certame.
Os três continentes, três oceanos, 79 países do organismo, lema, sítio do evento e a cultura de Angola (retratada pelo pano Samakaka), compõem o logo, escreve a Angop, que adianta ainda que o site permite aos cidadãos informarem-se mais sobre a organização e os países membros, entre outros.
Estes dois símbolos foram apresentados por Mário de Azevedo Constantino, embaixador de Angola na organização e também presidente da equipa de trabalho do comité e espelham a ideia reconhecida nos desígnios da unidade e coesão do organismo, bem como se traduzem em pilares para divulgar o evento, escreve a Angop.
De acordo com a entidade, o certame será antecedido por um fórum empresarial onde se discutirão matérias ligadas ao comércio entre os Estados-membros da organização, entre outros fóruns.
Geralmente as Cimeiras dos Chefes de Estado e de Governo da Organização costumam ser presididas pelo Chefe de Estado ou de Governo do país anfitrião, sendo organizada por uma equipa que conta com o presidente em exercício, o presidente cessante e o futuro presidente.
Na última edição, o certame aconteceu em 2019 no Quénia. Assim, o presidente do Quénia será o presidente cessante, com Angola a assumir o papel de presidente da 10.ª Cimeira, por ser a anfitriã.