Perguntas Frequentes

A Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico (OEACP), anteriormente conhecida como o Grupo de Estados de África, Caraíbas e Pacífico (ACP), é uma organização criada pelo Acordo de Georgetown em 1975.

É composta por 79 Estados de África, Caraíbas e Pacífico, com todos eles, excepto Cuba, signatários do Acordo de Cotonou, também conhecido como o "Acordo de Parceria ACP-CE", que os vincula à União Europeia. Existem 48 países da África Subsaariana, 16 das Caraíbas e 15 do Pacífico.

Desenvolvimento sustentável dos seus Estados-Membros e a sua integração gradual na economia global, o que implica fazer da redução da pobreza uma questão prioritária e estabelecer uma nova ordem mundial, mais justa e equitativa;Coordenação das actividades do OEACP no quadro da implementação dos Acordos de Parceria ACP-CE

Angola - Angola - Antígua e Barbuda - Belize - Cabo Verde - Comores - Bahamas - Barbados - Benim - Botsuana - Burkina Faso - Burundi - Camarões - República Centro-Africana - Chade - Congo (Brazzaville) - Congo (Kinshasa) - Ilhas Cook - Costa do Marfim - Cuba - Djibuti - Domínica - República Dominicana - Eritreia - Eswatini - Etiópia - Fiji - Gabão - Gâmbia - Gana - Granada - República da Guiné - Guiné-Bissau - Guiné Equatorial - Guiana - Haiti - Jamaica - Quénia - Kiribati - Lesoto - Libéria - Madagáscar - Malawi - Mali - Ilhas Marshall - Mauritânia - Maurícia - Micronésia - Moçambique - Namíbia - Nauru - Níger - Nigéria - Niue - Palau - Papua-Nova Guiné - Ruanda - St. Kitts e Nevis - Santa Lúcia - São Vicente e Granadinas - Ilhas Salomão - Samoa - São Tomé e Príncipe - Senegal - Seicheles - Serra Leoa - Somália - África do Sul - Sudão - Suriname - Tanzânia - Timor Leste - Togo - Tonga - Trindade e Tobago - Tuvalu - Uganda - Vanuatu - Zâmbia - Zimbabwe.

Como sabido, Angola irá sediar a 10.º Cimeira dos Estados-partes da Organização dos Estados da África, Caraíbas e Pacífico – OEACP, onde irá assumir a presidência da Organização por um periodo de 3 anos, nesta conformidade existe a necessidade de ser organizado pelo país uma série de actividades temas que deverão nortear e engajar a futura presidência de Angola que inicia com a Cimeira de Luanda de 6 a 9 de Dezembro de 2022.

“03 OCEANOS 1 DESTINO- RESILIÊNCIA E SUSTENTABILIDADE”

Explicação

1 a parte- OS Mares (oceanos)

79 Nações dependendo de 03 mares (rotas comerciais), Atlântico, Índico e Pacífico, teve-se em consideração que os oceanos são imensas massas de água que não permanecem paradas, movimentam-se criando ondas e as correntes marítimas, criando impacto e uma energia vibrante que influencia a vida em todo o planeta.

Com essa premissa, o tema associa-se igualmente à força e ao impacto do movimento na vida das populações residentes que dependem do mar.

Também foi tida em mente a enorme diversidade cultural (tão grande como o mar), a potencialidade económica dos 79 estados membros.

Nesta ordem de ideias, o movimento é a ideia base, a capacitação dos quadros, a evolução das sociedades, o desenvolvimento e o futuro, o legado para as próximas gerações, os compromissos assumidos por cada nação na conferência do clima, havendo tantos estados insulares a preservação dos mares está intrinsecamente ligada à própria sobrevivência dos mesmos.

Mesmo os estados não insulares ou sem costa, necessitam dos seus rios, da água etc.

Por outro lado, a própria temática dos mares dirige a mente para a preservação dos próprios mares, da diversidade marinha etc. 

1º parte O NÚMERO 3-

O número 3 é considerado como a união entre o corpo, o espírito e a mente, representando o equilíbrio. É também o símbolo representativo da interação social. 03 Oceanos, três distintas zonas geográficas uma organização equilibrada.

2º parte- Resiliência e Sustentabilidade

As metas comuns de desenvolvimento, os objetivos do milénio e a defesa dos interesses estratégicos de cada estado membro.

resiliência- Os estados membros são infelizmente conotados comos os menos “fortes ou menos capazes”, os com maiores debilidades estruturais, os que obtêm menor classificação nos índices de desenvolvimento humano, no entanto são os que mais facilmente se sobrepõem a crises, cujas populações de tanta adversidade as aguenta melhor, as que mais resistem, as que estão em permanente espirito de sobrevivência.

sustentabilidade- é o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro. Devem ser estabelecidas políticas caras e eficientes, avaliação dos compromissos assumidos pelo grupo e apoio para ultrapassar os possíveis constrangimentos,

GERAL- destino nesta cimeira em particular o destino de todos Angolanos, mas num sentido mais amplo o destino é o reforço da cooperação técnico-científica, cultural, económica e comercial. cooperação como via para o desenvolvimento